[histórico] Criando o projeto gráfico
Um bom projeto gráfico não faz uma boa revista, mas é meio caminho andado. O visual é nosso cartão de visitas, é aquilo que vai determinar a vontade do leitor de pegar e ler nossa revista, por isso o cuidado na hora de elaborá-lo.
Mesmo passando longe de ser designer profissional, fiz pressão no grupo para ser o editor de arte, por acreditar que um projeto gráfico terceirizado tiraria um pouco da "nossa" cara da revista.
A criação do projeto é sem dúvida a parte mais trabalhosa, porque depois, bem ou mal, é só trabalhar em cima. O número de revistas de diferentes assuntos e nacionalidades que passou pela nossa mão nos últimos dois meses é assustador, e o grande desafio é conseguir criar algo totalmente original utilizando esses exemplos apenas como referência. Não são poucas as revistas por aí que chupinham o design de publicações estrangeiras como se ele não fosse fruto de um trabalhoso processo de criação. Pior: desvalorizando o trabalho de artistas nacionais que poderiam ocupar aquele cargo e criar desenhos originais que valorizassem muito mais o produto.
Um outro lado da questão é aquele composto pelas revistas "licenciadas". Títulos importados que, apesar de investirem em conteúdo produzido no Brasil, utilizam o visual da "matriz". Mais uma vez, os artistas brasileiros perdem espaço.
Nosso desafio é entrar para o terceiro time nesse jogo, aquele das publicações com um design original.
Por enquanto, estou investindo numa coleção de boas influências e tentando pouco a pouco passar algo para o papel. Boa parte das dezenas de revistas estão abertas sobre a minha escrivaninha, os número de sites nos meus marcadores aumenta todos os dias, e os livros de design que eu não posso comprar (meio que todos...) eu fotografo discretamente com o telefone celular... Tudo para criar algo que faça o leitor ter vontade de abrir e navegar pelas páginas da nossa revista. Quem sabe até topar com uma página e pensar "hm, bonito".
Parte do grande barato que é criar uma publicação impressa. Nada contra a internet, mas não há nada mais legal do que folhear uma revista e ver soluções, títulos, fotos, fontes e ilustrações compondo páginas tão bonitas que quase te fazem babar em cima delas.
1 Comments:
At 8:53 AM, Eduardo said…
Olá gostei muito desse assunto abordado sobre porjeto gráfico. Sou design gráfico, e atualmente estou estudando "editoração" e aínda não conseguir entender como montar os cadernos de uma revista. Alguem pode me ajudar nesse processo? Obrigado
Postar um comentário
<< Home